
Vem aí a temporada porque todos esperamos, os apreciadores de web cast. Com o sonho de qualquer dia estarmos presentes durante dois a três meses num dos principais palcos do surf mundial, vamos compensando a nossa ausência assistindo a três espectáculos, alguns dos melhores que o surf tem para oferecer.
Há três ondas míticas no North Shore que vão receber este Vans Triple Crown

Haleiwa é uma onda incrível, e pela discrição parece mais uma pista de fórmula 1, do que uma direita rápida com incrível força. A característica desta onda é ter secções muito específicas, que os surfistas devem conhecer, para não ficarem surpreendidos com o comportamento da onda, e para poderem colocar as manobras correctas nos sítios certos.

Sunset é uma onda muito pesada, que movimenta muita água, independentemente do tamanho da ondulação, quanto maior, mais pesada fica, e chega-se a surfar com o canal a fechar, altura em que se pondera cancelar o campeonato. Justin Mujica foi quase uma vítima de um destes dias, quando no ano passado o campeonato foi cancelado no seu heat, uma set enorme de ondas limpou o lineup, atingindo surfistas, motas de água, fotógrafos e qualquer outra unidade de apoio que estivesse na água nesse momento.

Pipeline é o mais conhecido palco de surf do mundo. Lá foram feitos campeões, mitos e lendas. Alguns dos mais medonhos tubos da história do surf, numa onda onde os surfistas se desafiam constantemente, e ao puxarem os limites, põem as suas próprias vidas em risco. É um palco de risco mas onde todas as vitórias ganham muito mais valor.
Miguel Bordalo