Terça-feira, 24 de Maio de 2005

Onda

Blog003.JPG

...às vezes uma onda é mesmo só isto. Esta foi fotografada no Estoril, por uma objectiva que hesitava entre motas de água e surfistas a droparem ondas de 5 metros lá ao fundo, e estas formas que quase passavam despercebidas, não fossem o vento e a luz do final de tarde oferecerem-lhes côr e textura...

inserido por Ricardo Bravo
publicado por Saposurf às 14:46
link do post | favorito
De Surfer a 31 de Julho de 2005 às 01:12
É curiosa a maneira como nos restrigimos no nosso subconsciente à nossa relação com o mar. Normalmente fazem-se elogios a tal proximação com a Natureza, no seu estado mais puro e selvagem que de tanto magnifico e de esplendido nos fascina. A relação establicida pelo simples facto de estar dentro de água, mesmo que à espera da tal onda perfeita, o simples desafio por si só criado com o grande corpo aquático, revela-nos que a nossa actividade é aparentemenete inócua e inevitavelmente concluimos que amamos este enorme bem precioso que tanto dá vida ao nosso planeta. Quando saimos do seu contacto após intensas sensações, o que trazemos dali para além de algumas gotas de água salgada e memórias de tempos bem passados? Não deixamos nada mais do que fortuitas descargas de ácido úrico e fluidos nasais? Como seres que somos não há lugar para tal destinçao, pois até aos dias de hoje ainda não se descobriu nada de prejudicial em caçar ondas até mesmo na relação que estabelecemos quando encaramos este grandioso monstro. Diante de tais factos, poderemos afirmar-nos como eternos amantes do mar? A questão está em saber se devemos ter orgulho ou vergonha em assumir tal facto... na imposição de ser amante encontra-se implicito aquele elemento que no âmbito de uma relação encontra-se envolvido num acto de traição. Sendo amante, usamos e abusamos desta relação de satisfação imediata mas contrariando o instinto não temos coragem de assumir tal união. Talvez por medo de falhar, ora por preguiça de nos envolvermos, pela covardia diante o desafio de comungar numa relação entre o espaço e o ser, onde é decisivo estar preparado para dar o passo seguinte sem temer as rédias desta disputa.
Depois de cavalgar nas ondas e de defrontar tal vida, restanos apenas o prazer, não quiantificável mas bem real e inestimável, onde numa relação de tal sentimento tão profundo onde apenas não chega plantar mas também colher. Na frontalidade com esta magnificência desafiamos as leis físicas sobre a água e em seres cujas veias metaforicamente corre tanta água salgada como sangue, apesar de igual à nossa estrutura molecular, este mundo nos enche de paz e harminia interior depois de um breve diálogo onde despejamos as nossas frustações e decargas negativas... é sobre este imenso mundo que reflectimos e o tratamos tão mal e nos contestamos quando se revolta... Imagino que muitos se interrogam sobre esta pertinência, mas para que pensamentos mais livres de paranóias do mundo moderno e das intolerâncias tensões do quotidiano, o que adiantará promover um sonho quando, enquanto nada fazemos e o mundo se vai aos poucos transformando-se num pesadelo do qual dificilmente acordamos!
Mas nada que proporcione genuino prazer e satisfação. Tal como é preciso procurar mais longe, com maior sabedoria e sentido de aventura para encontrarmos ondas sem "crowd" num mundo cada vez mais populado, onde também é urgente ser cada vez mais autentico para sobreviver numa sociedade que progressivamente vai sendo dominada pela imagem, pelo simulacro, pelo rótulo sem conteúdo. O resarvatório da alma está ao alcance dos predadores, mas os corpos que por ela não são habitados estão a aprender a dominar a arte do disfarce, ameaçando tornar fantasia em realidade, um significante sem significado. Só as ondas se mantem imutaveis.
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

PESQUISAR

 

POSTS RECENTES

TOP 10 HISTÓRIAS DE 2007 ...

O Havai

Centros de Alto Rendiment...

O Cristiano Ronaldo do Su...

SACA TUDO NO WCT

A nova geração

Vem aí o mundial

Mais 20 por favor

Chegaram?

O Tubo

ARQUIVOS

Janeiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Março 2006

Agosto 2005

Maio 2005

blogs SAPO

subscrever feeds