Terça-feira, 25 de Julho de 2006
Este fim-de-semana João Antunes ganhou a sua primeira etapa no campeonato nacional. Vai em segundo no ranking e vai perseguido muito de perto por José Gregório. Os dois têm mais de trinta anos, idades que em qualquer outro desporto se pensaria na reforma, mas no surf a idade é assim tão relevante?
Kelly Slater com 34 anos está a dominar toalmente o circuito mundial, o seu surf continua a quebrar barreiras, a estabelecer padrões e parece não haver ninguém que consiga chegar-se a ele. Occy o ogre autraliano com sangue italiano nas veias tem quarenta anos, no WCT há poucos que atirem tanta água para fora da onda como ele.
De volta ao campeonato nacional, os quartos-de-final foram feitos com metade dos competidores com mais de trinta anos. Para as meias apenas Ruben Gonzalez tinha menos de trinta. O que é que isto significa? Uma falha geracional? Um geração de ouro? Ou simplesmente que a idade é o que menos interessa no surf, e a mentalidade é que faz a diferença?
Se José Gregório é adepto do power surf, e ninguém neste país mexe tanto na água como ele. João Antunes na onda da vitória, ainda o heat não tinha fechado, faz a onda para a direita, apanha uma rampa e levanta voo ao pé da areia, aterra a manobra e levanta os braços com uma juvenilidade impressionante...
Uma nova geração nasce para o surf competitivo agora, liderados por surfistas como Miguel Ximenez e Frederico Morais. Mas os trintões e os quarentões têm ainda muito que dar, e ensinar no surf em Portugal.
Miguel Bordalo
De unaablle a 28 de Julho de 2006 às 17:06
antes de mais queria dar os parabens a quem escreveu este texto porque tá bem bom
mas só queria deixar uma coisa para ser bem lembrada
eu estou a treinar um miudo de 10 anos que é o joão gaivão um grande putenssial mundial que vive nas maldivas mas tem nacionalidade portuguesa
De João Gaivão a 7 de Fevereiro de 2010 às 22:29
Tinga de ser um Gaivão para ser uma potencia mundial
Comentar post