Foram quatro eventos seguidos em Ribeira dIlhas, dois deles ficaram para a história como dos melhores de sempre em Portugal. O WQS em ondas de metro e meio, dois metros, e o campeonato nacional com ondas que chegaram aos três metros deixaram embasbacados mesmo os menos aficcionados.
A etapa do Campeonato Nacional de Surf o Arnette Pro foi abençoado por ondas magníficas. Alguns surfistas corresponderam à chamada e deixaram ainda mais embasbacadas as pessoas que assistiam. João Macedo foi até à final eliminando Justin Mujica pelo caminho. Macedo estava a divertir-se à grande no campeonato, as ondas estavam ao seu gosto, e não queria nem por nada perder a oportunidade de surfar aquelas ondas, assim foi até à final, gastando todos os minutos a que tinha direito. Por momentos pareceu a única razão pela qual passava heat atrás de heat, Macedo queria surfar mais que ninguém! A vitória ou não, já não comprometia o seu tempo dentro de água. João Guedes, um surfista moderno, veloz e muito aéreo foi outra das surpresas do campeonato, depois de um resultado importante para a sua carreira, com um quarto-de-final num WQS de 3 estrelas em Pantin, veio cheio de confiança fazer os melhores reentrys do campeonato! João Mealha e David Luís foram a determinada altura ameaças sérias à vitória final, as suas derrotas não foram vendidas nada baratas...
Paulo do Bairro, bem... foi imbatível, estava no seu meio, estava concentrado e sempre numa zona de conforto que parecia longe da dos outros. Será que o equipamento também fez a diferença? Joana Rocha deixou toda a gente de boca aberta, as ondas eram grandes, demasiado grandes, as manobras não eram clássicas, mas a confiança parecia inabalável! Joana Rocha ia ganhar aquela final, custasse o que custasse. Com exibições assim o campeonato nacional não deve estar longe...
Ricardo Bravo descreve muito melhor do que eu o campeonato, aqui ficam algumas fotos, com comentários meus para estragar:

O eventual vencedor

O outro eventual vencedor. Não queria sair da água... aparentemente...

Acreditem ou não João Guedes safou-se desta e de muitas parecidas com esta!

Joana Rocha atirou-se bem, e os bottom's da rapariga foram de alta qualidade

A Francisca Santos também se atirou muito na final, mas as manobras é que não foram tão boas quanto as da sua principal adversária. Aquela rapariga ali dentro da onda, também fez os seus drops! A final feminina foi de alta qualidade!

Ruben Gonzalez partiu a sua prancha neste tubo e talvez a possibilidade de ir para a final

Houve uns quantos maus tratos...

O vencedor na final, porque é que ganhou? Vejam bem...

Claro que não se safou de levar uns carolos...

No final os dois tiveram de ser levados de mota de água, senão não saíam de lá... Esta foto foi a entrada dentro de água... Mas acreditem em mim, lá que eles não queriam sair, é que não queriam mesmo!
Miguel Bordalo