Sexta-feira, 7 de Julho de 2006

As escolhas certas







O surf é ou não um desporto de precisão? Por vezes parece, o material tem de ser acertado ao limite, seja porque as ondas quanto maior forem, maior tem de ser a prancha, quanto mais pequena a onda... bem, aí a escolha é uma questão de conforto. As quilhas são também passíveis de serem estudadas com alguma profundidade, há quilhas para ondas maiores e pequenas, quilhas para fazer um tipo de surf mais explosivo, outro mais estiloso e suave, quilhas mais nervosas e quilhas mais presas. Estas são escolhas que podem até ser diárias.



Onde tudo se torna mais difícil é na escolha da prancha, as pinturas são por vezes o mais discutido e sem sombra de dúvida o mais supérfluo, o que importa começa, na minha opinião, na escolha do tail, é aí que tem de nascer a prancha. O tail, a parte de trás da prancha, tem várias funções, tendo em conta que os Pin Tails são para surfistas em condições extremas, temos para escolher basicamente três tipos de tails, Squash, Fish e Round. A Round, prima da Pin, que pode vir a ser uma round pin é já para surfistas que desejam ondas maiores e mais difíceis de surfar, as outras duas adequam-se mais ao tipo de surf em Portugal. São para um tipo se surf mais de performance, para ondas mais manobráveis. A escolha entre a Squash e a Fish está relacionada com o tipo de surf que fazemos, a Squash responde melhor às manobras, mas a Fish premite rasgar mais com mais segurança. A Squash é mais radical a Fish é mais estilosa, convinhamos uma prancha com um shape de Fish pode tornar-se até numa obra de arte...



Depois da escolha do tail temos de nos virar para a figura da prancha, novamente aqui a escolha é complicada para surfistas que não tenham possibilidade de ter muitas pranchas. Tem de haver um compromisso, aquela prancha vai passar por vários tipos de swell, e se de facto já fizer parte do nosso repertório a capacidade de entubar então a escolha torna-se ainda mais difícil! O tubo necessita muitas vezes de uma prancha mais pequena nas manobras como cutbacks, rasgadas, ou mesmo o básico e sempre importante bottom turn, que necessita de rail para pôr dentro da onda... o compromisso tem de ser feito consoante o tamanho da prancha, isto vai inevitavelmente afectar o nose da prancha se estivermos a falar de uma short-board, nem tanto se estivermos a falar de outro tipo de pranchas, de uma malibu, uma evolution ou um longboard.



Finalmente o corpo da prancha, a largura que nos vai premitir entrar na onda com diferentes tipos de dificuldades e diferentes tipos de velocidade. Tudo isto é uma dor de cabeça quando se vai a caminho de um shaper que sabemos que é bom...e essa é outra história, um bom shaper é sempre essencial! Discutir abertamente com o shaper e se possível fazer com que nos veja surfar.



Por vezes é mais fácil isto... ir a uma loja, apalpar uma prancha e sentir – é mesmo isto! – Pelo menos a minha última foi assim!


Inserido por Miguel Bordalo
publicado por Saposurf às 19:23
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De pedro a 18 de Março de 2007 às 18:11
Po achei legal ai as dicas e ponto de vistas!!

se poder trokar umas ideias me add no msn!!
falowwww
De Tiago a 18 de Outubro de 2006 às 20:22
Viva, gostei da breve explicação sobre todos os componentes duma prancha de surf.
Queria perguntar-te e pedir-te links em que mostrem alguns passos sobre a produção de pranchas.
É que tenho a ideia de construir um protótipo neste ano que vem e quero começar-me a informar cedo.
Um abraço e obrigado.

Tiago - tm_designs@hotmail.com
De nao me apetece por a 27 de Maio de 2011 às 21:27
olhe la a minha prancha veio de frança pa portugal foi-me dada. a tail dela é round pin mas da perfeitamente para surfar ca em portugal com endas de 0.5 a 4 metros ke é o ke ca se apanha.. preciso de uma prancha nova???

Comentar post

Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

PESQUISAR

 

POSTS RECENTES

TOP 10 HISTÓRIAS DE 2007 ...

O Havai

Centros de Alto Rendiment...

O Cristiano Ronaldo do Su...

SACA TUDO NO WCT

A nova geração

Vem aí o mundial

Mais 20 por favor

Chegaram?

O Tubo

ARQUIVOS

Janeiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Março 2006

Agosto 2005

Maio 2005

blogs SAPO

subscrever feeds