Quarta-feira, 4 de Outubro de 2006

RIP CURL - MAIS INVESTIMENTO - WCT EM PORTUGAL?



A conferência de imprensa começou com uma intervenção de José Farinha (Director Geral da Rip Curl Portugal) sobre a história da Rip Curl no nosso país, ligada à primeira competição profissional de surf na Figueira da Foz em 1987. Quase vinte anos volvidos, ficou a promessa da abertura da primeira loja Rip Curl Pro em Portugal e um maior investimento da marca no país. O desenvolvimento da marca passou por várias fases, desde o envolvimento, quase embrionário com a Surf Portugal, que nasceu por volta do mesmo ano que a Rip Curl em Portugal; ao envolvimento mais recente com a Alfarroba Amarela e a ANS na execução de vários campeonatos de sucesso; passando pela moda dos "morangos com açúcar" e a moda mais recente que as empresas têm de usar o surf para divulgar a sua marca. Todo este processo tem de ser utilizado pelo surf em seu benefício, disse-nos José Farinha, e a Rip Curl Europa decidiu recentemente abrir uma loja por mês no velho continente. Com uma facturação de cinco milhões de euros em Portugal o próximo passo é começar a abrir em Lisboa lojas que vendam exclusivamente a marca Rip Curl, para num futuro próximo atingirem uma facturação de 10 milhões de euros, meta a atingir a médio prazo.




Olivier Lemoine (Director de Marketing Rip Curl Europe) continuou a conferência para falar da marca “The Search”, procurando explicar que “a procura” é tão exterior como interior. Se por um lado a procura do local perfeito, a onda, o monte de neve, o equipamento perfeito, o fato, os calções, etc... o “The Search” também invoca uma procura em cada um de nós, uma escolha de vida, e caminhos trilhados. A Rip Curl, como marca, tenta absorver o estilo de vida do surf e torná-lo mais genuíno, segundo Olivier Lemoine. O investimento na internet vai também ser grande, através do seu site www.ripcurl.com, e através de publicidade em muitos outros sites; por outro lado, e sem um grande investimento de partida, a Rip Curl através do seu director de marketing, Olivier Lemoine, apresentou a página www.wikiriders.com, um blogue para interagir com todos os internautas interessados em partilhar os seus spots de surf. Para finalizar a sua intervenção, revelou a lista de eventos para 2007 onde salientou que para lá do habitual WCT em França, do Super Series e do Rip Curl Board Masters em Newquay; a Rip Curl vai querer apostar mais forte no seu evento em Portugal, o Rip Curl Pro em Peniche, aumentando o número de estrelas, não sem deixar uma nota que Peniche seria um bom lugar para fazer um WCT. No final perguntámos se havia a possibilidade do campeonato do WCT "The Search" passar pela Europa e por Portugal, e Olivier Lemoine, sem duvidar, disse que havia uma possibilidade muito forte. A Rip Curl tem uma licença para um campeonato móvel, que todos os anos escolhe um sítio diferente para situar o seu evento. </p>

Olivier Cantet (CEO Rip Curl Europe) veio falar novamente da estratégia de maketing, e reafirmar a abertura de várias lojas Rip Curl Pro. A estratégia é criar uma marca de surf que passe principalmente pelo desenvolvimento tecnológico dos produtos, criar produtos novos e originais que tenham uma mais valia em relação às outras marcas, e que não passem só por produtos de design. O fato de surf tem de ser o mais avançado do mercado, e os calções sem costuras também, os produtos especializados têm de estar constantemente a ser redesenhados através de uma investigação tecnológica. Outro aspecto que Olivier Cantet salienta é a importância da internet para manter o interesse pela marca da forma mais actual possível. Os Web e Pod Casts são fulcrais para acompanhar os eventos, que vão dar ao mundo a visão da marca e todas as iniciativas que a Rip Curl leva a cabo. Muita da estratégia da Rip Curl passa por um movimento que tenta chegar aos mais novos através da internet, rádio e televisão para depois os encontrar na praia ou na montanha, quando quiserem experimentar por eles próprios o que já estão habituados a ver. </p>

Fotos: Alfarroba </p>

Miguel Bordalo
publicado por Saposurf às 09:38
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2 comentários:
De Bruno a 27 de Outubro de 2006 às 10:44
Pura Adrenalina... vejam isto
Se querem ver umas manobras radicais... E que tal um WCT de manobras destas!?

http://www.badriding.com/film.php?cat=qashqai (http://www.badriding.com/film.php?cat=qashqai)


De JO a 9 de Outubro de 2006 às 18:19
Desculpe, importa-se de explicar melhor?...

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